sexta-feira, 15 de junho de 2007

PECUÁRIA DE CORTE







Pecuária de corte é um dos ramos que o pecuarista pode vim a exercer, como criador de rebanho, podendo ser para corte, leite ou mista. Existem tipos diferentes de pecuária de corte, variando de acordo com o tipo de rebanho a ser abatido como bovinos, ovinos, etc..
De todo gado zebu no Brasil, 80% é nelore os outros 20% são das raças; Gir, Guzera, Indubrasil, Tabapuã, Sindi, entre outras. O nelore provou ser o melhor gado para o Brasil graças a sua adaptabilidade ao clima tropical do país. As raças européias se adaptam melhor à Região Sul. São utilizadas para o que se chama de ' cruzamento industrial ' isto é, cruzamento de gado zebu com gado europeu.
O mercado da pecuária de corte é vasto, normalmente com preços manipulados pelos grandes abatedouros, é calculado por arroba (15 kg ). Sendo que em Santa Catarina o valor é calculado por kg. (ex: preço:1.85, animal: 480kg, :; 888.00 R$).
Lembrando de que o criador de gado deve sempre vacinar o seu gado comtra vermes e outros parasitas que venham a imfluenciar na saude do animal como por exemplo:
A Fasciola hepática, que ataca o fígado dos bovinos, causa cada vez mais condenações nos frigoríficos.
A melhoria constante da produtividade é fundamental para ter lucro na pecuária. Cuidar bem da sanidade do rebanho é uma das decisões mais importantes. Afinal, custa pouco - estudos do CEPEA/Esalq indicam que os produtos veterinários representam menos de 4% das despesas totais com o gado - e faz uma grande diferença. "A Fasciola hepática, além de ser a principal causa de condenação de fígados no abate, causa os prejuízos já conhecidos das parasitoses: redução de peso, redução da produção leiteira, queda na fertilidade, atraso no crescimento e aumento do custo terapêutico no tratamento de freqüentes infecções bacterianas secundárias, e em alguns casos, até mesmo a morte do animal". O boi é infectado ao ingerir pastagem contaminada com metacercárias incistadas na pastagem e que através do intestino chegam ao fígado por onde migram como fasciolas juvenis até atingirem a vesícula biliar onde se instalam e se tornam adultos. Os ovos não embrionados são liberados pelas fasciolas adultas e eliminados junto com as fezes. Esses ovos se desenvolvem na água com a formação de miracídios que, uma vez nos moluscos, se desenvolvem e dão origem às cercarias, que são liberadas na água onde migram para objetos sólidos (exemplo: folhas de capins), e se transformam em metacercárias. Estas infectarão um novo hospedeiro, completando seu ciclo.Em Santa Catarina, estudo realizado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em cinco municípios do extremo sul do estado, examinou bovinos de raça, sexo e idade diferentes, coletadas em 61 propriedades. Nada menos do que 63,9% dos animais estavam infectados pela Fasciola hepática. Sendo que a simples vacinação do gado pode combater este mal

Nenhum comentário: