sexta-feira, 15 de junho de 2007

SUINOCULTURA




A suinocultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de suínos para a produção de alimentos e derivados.No mundo, os suínos respondem por 44% do consumo de carnes; 29%, carne bovina; 23%, aves, e 4%, as demais carnes.
A suinocultura é a principal atividade em pequenas e médias propriedades rurais de Santa Catarina. O Estado detém a maior, a melhor e mais desenvolvida suinocultura do país. Com rebanho permanente de 4,5 milhões de cabeças, 17% do rebanho nacional, responde por mais de um terço dos abates totais, totalizando 7,8 milhões de cabeças e por 40% dos abates industriais. Situados em Santa Catarina , os cinco maiores conglomerados agroindustriais do país sustentam 60% dos abates e 70% dos negócios suinícolas.
Esses números ganham vida e expressão quando comparados com a pequena base territorial: Santa Catarina representa apenas 1,12% do território nacional. A dimensão social da suinocultura sobressai-se pelos 150.000 empregos que gera e pelas 500.000 pessoas que dependem dela diretamente.
O controle sanitário e a proteção ambiental são as prioridades atuais. Livre de doenças que ocorrem em grande número de animais, que se detectam em focos, ou doenças que são transmissíveis do animal para o homem, Santa Catarina conquistou o status de área livre de aftosa sem vacinação junto à Organização Nacional de Episotias, OIE, condição privilegiada que credenciou a disputar os mais exigentes mercados do planeta.
Por outro lado, os cuidados ambientais tornaram-se fatores determinantes no planejamento, na aprovação e na execução de empreendimentos suinícolas. Tratamento e destinação de dejetos, proteção das fontes de água e eliminação da poluição das águas superficiais tornaram-se absoluta prioridade.
A atividade suinícola hoje está maior representada nas regiões Oeste, Extremo Oeste e Sul do Estado. Para responder e em defesa de todo produtor de suínos de Santa Catarina, é que foi fundada a 46 anos a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS. Sua sede está localizada em Concórdia e está subdividia em 69 Núcleos Municipais de Criadores de Suínos, que podem ser encontrados em praticamente todos os municípios do estado que possui a atividades suinícola. Divididos por regiões de proximidade, estes Núcleos Municipais pertencem a seis Núcleos Regionais de Criadores de Suínos.

Nenhum comentário: